Taxa de Concepção dos Touros Semex cresce mais de 1 ponto em apenas um ano

Em dezembro 2019, a Semex registrou pela primeira vez, resultados acima da média do mercado para SCR. Hoje, a média de SCR de todas as empresas de genética bovina juntas é de 0.0. Já na Semex, estamos com uma média de +0.15, que corresponde a 1 ponto a mais do que tínhamos a 12 meses atrás. E seguimos essa trajetória de aumento rápido e constante. 

O Dr. Steven Larmer, Gerente Sênior de Programas Genômicos da Semex Alliance conta que atualmente são 13 touros acima de 2.0 para SCR e 54 touros acima de 1.0. “Um mix de touros provados e genômicos compõe este grupo de altíssima fertilidade, atendendo bem a todos os mercados.”, pontual Larmer. 

O SCR, em português, Taxa de Concepção dos Touros e é medido pelo USDA e publicado pela CDCB nos EUA. O índice contempla todas as inseminações comunicadas nos EUA de todos os touros e mede a taxa média de concepção de cada touro nas fazendas. O valor apresentado para cada touro indica o percentual a mais ou a menos de concepção quando comparado a média da raça. Isto é, um touro com 1% de SCR indica que apresenta 1% a mais de taxa de concepção nas inseminações quando comparado a um touro 0%. Importante lembrar que o SCR é acumulativo e considera o histórico do touro ao longo do tempo, bem como o histórico de cada empresa de IA.

A Semex, com seu programa Fertility First, está entre as empresas com maior índice de concepção de touros do mercado. Com a reestruturação de procedimentos de coleta, controle de qualidade e manejo de touros, a Semex recupera de forma rápida e aguda sua condição de empresa líder em fertilidade de sêmen. Touros indicados com o símbolo Fertility First são destaque de fertilidade em um grupo já acima da média. 

 

Informações:
Dr. Claudio Aragon
Diretor de Mercados Semex

imagens