Semex contrata 3 touros jovens selecionados para o Teste de Progênie 2020 do Programa DeltaGen

O DeltaGen, um dos principais programas de melhoramento genético do Brasil, anunciou no último fim de semana a lista dos animais selecionados para o Teste de Progênie oficial 2020. Entre os 11 touros escolhidos, 3 foram contratados pela Semex Brasil. Resultado que coloca a empresa como a Central que mais emplacou reprodutores este ano dentro do Programa.

Baseado nos princípios de seleção a pasto e sistema de ciclo curto, no qual os animais iniciam a reprodução e são abatidos rapidamente, o programa de melhoramento da DeltaGen preconiza maior precocidade e contribui para uma pecuária rentável e competitiva. Todos os anos novos rebanhos são avaliados, sempre com foco na produção. Para isso, são realizadas coletas de informações, desde o nascimento, passando pelo desmame, até o pós-desmame. Ao todo são avaliadas 10 características, entre elas conformação, precocidade, musculatura e umbigo, além de peso, altura, caracterização racial, ossatura e pigmentação. Nos machos ainda é medido o perímetro escrotal. Rodrigo Dias, gerente-técnico do programa, explica que em um universo de 23.524 machos avaliados, apenas 2% são indicados para o teste de progênie e apenas 0.05% são os que de fato participam do teste oficial do programa. “Todo esse rigor na seleção, demonstra o quanto esses animais são diferenciados. Acreditamos que este é um caminho sem volta e mesmo com o advento da genômica, não deixará de existir.”, ressalta.

O gerente de Corte Zebuíno da Semex, André de Souza e Silva, explica que os novos reprodutores possuem um grande potencial genético. E convidou os proprietários de cada touros para destacar suas principais características. “Com certeza eles irão contribuir para uma pecuária mais eficiente e rentável.”, destaca.

 

FIREWALL AJ

Touro que traz consigo toda carga genética de mais de 30 anos de melhoramento genético da Agropecuária Jacarezinho. Firewall AJ é uma grande opção de sangue. Filho de Dakota AJ em vaca CFM Notável, tem uma avaliação irrepreensível, com destaque para características de precocidade, musculosidade, velocidade de ganho de peso e alto Rmat, detalha André de Souza e Silva, gerente de corte da Semex.

 

GUAPORÉ FM

Reprodutor do grande criatório da Agropecuária Maragogipe. Filho de outro touro jovem do programa, com uma bagagem genética focada em precocidade sexual. Sua mãe faz parte do time de doadoras da Maragogipe, com produção já comprovada. “Guaporé FM tem forte consistência genética, tendo três gerações de vacas precoces (mãe, avó e bisavó precoces). Como se não bastasse, Guaporé é muito equilibrado em toda sua prova”, comenta Wilson Brochman, titular da Agropecuária Maragogipe. Wilson ressalta ainda o fortalecimento da parceria entre Maragogipe e Semex, que hoje já conta com três animais com o sufixo FM.

 

KAYAPÓ PARM

Kaiapó PARM sintetiza bem o trabalho seletivo realizado pela Parm Agropecuária. Filho de uma vaca do Núcleo Precoce da Fazenda, que teve seu primeiro parto aos 26 meses. Sua mãe apresenta um incrível histórico de produção, com biotipo agradável, prova muito equilibrada para baixo peso ao nascimento, velocidade de crescimento com excelente composição de ganho, tanto na fase de desmama, quanto na fase de sobreano. “Diante de todo o histórico desse jovem reprodutor temos total convicção que estamos democratizando essa genética ao mercado, que preza, cada dia mais, por uma pecuária de ciclo curto de produção.”, pontua Danilo Martins, proprietário da Parm Agropecuária.

imagens